5 Vieses de pensamento comum na educação

Como seres humanos, nossos processos de pensamento nem sempre são os mais claros ou os muito racionais. Os psicólogos identificaram mais de 100 preconceitos de pensamento. Eles variam de peculiar Muito mais provável que aconteça com você no futuro ‘).

Oficina de professores de mentalidade de crescimento de livros

Mas quais são alguns dos preconceitos mais comuns na educação? Este blog analisa os cinco preconceitos de pensamento que prevalecem nas escolas:

O efeito Hawthorne – isso recebeu o nome de um experimento na fábrica de Hawthorne na América. Desejáveis ​​para descobrir como sua equipe poderia ser muito mais Camisola Camaronesa produtiva, os proprietários da fábrica os observaram. Sabendo que eles estavam sendo observados, os funcionários trabalharam muito mais e a produtividade aumentou. Quando eles não estavam mais sendo observados, a produtividade retornou às taxas normais.

Isso tem algumas implicações interessantes para as observações dos professores, pois é difícil dar feedback a alguém sobre como eles estão, se sua mera presença altera como eles fazem o trabalho deles. Da mesma forma, se os alunos estão passando por uma intervenção para melhorar uma área específica e sabem que fazem parte de uma intervenção, isso definitivamente afetará seu comportamento subsequente.

O efeito da IKEA-nomeado após a loja de departamentos suecos, que exige que você gaste horas (muitas vezes muito mais do que esperava) para montar seus móveis de embalagem plana. Os pesquisadores descobriram que as pessoas tendem a colocar um valor desproporcionalmente alto nas coisas que criam pessoalmente. Na realidade, isso indica que, se alguém tem uma idéia e a atendeu, é muito mais provável que se apegue à noção de que, como resultado, precisa ser uma boa idéia.

Isso é semelhante à ‘falácia do custo afundado’, que descreve como as pessoas tomam decisões futuras com base em quanto esforço eles fizeram anteriormente, e não em quão proveitosos podem ser no futuro. É como jogar um bom dinheiro depois de ruim. Nas escolas, isso leva a métodos e intervenções de falha serem prolongados por mais tempo do que devem ser. Os professores podem se proteger desse viés, sabendo que só porque é a sua ideia e você dedicou muito trabalho, isso não necessariamente a torna uma boa ideia.

O efeito da onda – isso descreve como você tem muito mais probabilidade de acreditar em uma idéia se muitas outras pessoas já acreditarem nisso. Quando muitas pessoas acreditam em algo, é Camisola Portuguesa fácil optar pelo fluxo. A tomada de decisão individual e o raciocínio vital são abdicados em favor do grupo, pois você assume que todos os outros pensaram por você. Isso descreve parcialmente por que os neuromitos são tão comuns na educação.

Usado com sabedoria, esse desejo de seguir o grupo pode ser uma força para o bem. Por exemplo, um estudo peculiar descobriu que um dos métodos mais eficazes para fazer com que o hóspede do hotel reutilizasse suas toalhas (e, assim, economizar os custos de lavanderia do hotel) era simplesmente dizer a eles que todo mundo já está fazendo isso. Esta é a razão pela qual alguns sinais de trânsito agora indicam qual a porcentagem da população dirige no limite de velocidade recomendado, e não em quão impulso sobre ela.

Os professores podem se inocular da desvantagem do efeito da onda, mantendo uma dose saudável de ceticismo na moda atual (pelo menos até que eles tenham visto as evidências para si mesmos) e usá -lo, destacando e elogiando as normas do grupo que desejam ver de Seus alunos com vistas a outros alunos seguindo o exemplo.

Viés de confirmação – isso se refere à idéia de que as pessoas prestam muito mais atenção às idéias com as quais haviam concordado anteriormente. O viés de confirmação é semelhante a começar com uma conclusão e, em seguida, tentar encontrar e encontrar evidências que provam ser verdade. Isso indica que podemos lutar para ver o que realmente está ocorrendo. Um exemplo fantástico disso é o vídeo abaixo. Você pode descobrir a regra?

Isso indica que, se queremos que um método funcione, normalmente procuramos prova de que ele faz. Da mesma forma, se íamos rotular um aluno como disruptivo, temos muito mais chances de prestar atenção e lembrar os tempos que eles se comportarem (e subconscientemente desconsiderar e esquecer os tempos que não fizeram).

Os alunos e os professores sofrem com o viés de confirmação. No livro excepcional de Daniel T. Willingham, quando você pode depender dos especialistas, ele detalha um estudo fascinante no qual metade de uma classe de estudantes foi informada de que seu professor de suprimentos era “bastante frio, diligente, crítico, funcional e determinado”. A outra metade foi informada exatamente a mesma frase, exceto que as palavras “bastante frias” Camisola Sport Club Internacional foram substituídas por “muito quente”. Os alunos que esperavam ser ensinados por um professor caloroso classificaram o professor de suprimentos de maneira mais agradável e engraçada do que aqueles que esperavam que o professor estivesse distante.

O efeito Dunning Kruger: este é potencialmente o mais desanimadornull